Itabuna faz campanha de hanseníase

A Prefeitura de Itabuna iniciou a Campanha Municipal de Conscientização Sobre Hanseníase, que seguirá até sexta-feira (8), para prevenir, diagnosticar, rastrear e tratar casos de hanseníase na cidade.

A coordenadora Moema Farias organizou uma força-tarefa concentrada na Unidade Básica de Saúde Dr. José Maria de Magalhães (antigo SESP), na Avenida Inácio Tosta Filho, centro. A incidência de casos de hanseníase em Itabuna é alta, comparado com os índices do Ministério da Saúde.

“O ideal é que haja um caso de hanseníase para cada grupo de 10 mil habitantes. Itabuna está com um índice de 2,8.

Esse índice não significa que a quantidade de casos está crescendo. Itabuna está com um trabalho mais eficiente de detecção", alega.

A doença tem um tempo de incubação de até 10 anos e muitas pessoas ignoram os sintomas. Entre os principais estão a falta de sensibilidade na pele, manchas brancas, caroços, dificuldade de movimento nas mãos.

Para receber o atendimento, gratuitamente, basta que o interessado compareça à UBS com identidade, cartão do SUS e comprovante de residência, das 7h30 às 16h30. Informações completas podem ser obtidas pelo telefone (73) 3613 6442.

Cinco consultórios estão preparados para atender, todos com equipe médica, enfermeiros e fisioterapeutas. A expectativa é receber, por dia, 35 pacientes, segundo a Prefeitura.

22:09  |  


Gostou? Repasse...