Largos do Pelô foram reabertos
O dia de Santa Bárbara foi a ocasião escolhida para a entrega dos largos Pedro Archanjo, Quincas Berro d’Água e Tereza Batista, que estavam fechados para reforma e requalificação. A secretária de Cultura, Arany Santana, o diretor do Ipac, João Carlos Oliveira, e equipe da SecultBA estiveram nos espaços.
“O que pensamos desde o início era não só fazer uma obra estruturante, mas uma requalificação. Estamos entregando para a sociedade os largos com uma maior qualidade arquitetônica, seguranças e espaços de melhor convivência", explica João Carlos.
No Largo Pedro Archanjo, a responsabilidade de abrir os festejos coube à banda Catadinho do Samba, que antes da revitalização realizou apresentações no palco em diversas ocasiões. “Nossa banda tem suas origens aqui no Pelourinho, então pra nós é uma satisfação imensa", diz o vocalista Tito.
Os comerciantes dos bares e restaurantes dos largos também comemoraram a reabertura. “Está perfeito! Eu estava super ansiosa esperando a conclusão da reforma, mas valeu a pena. Acredito que as vendas vão aumentar,” diz a comerciante Gabriela Nepomuceno.
A entrega da requalificação dos largos Quincas Berro d'Água, Pedro Archanjo e Tereza Batista representa uma nova fase na programação artística e cultural da capital baiana. A partir de agora, os três largos estão abertos ao público.
Foram investidos R$ 1,5 milhão em infraestrutura e segurança. Além disso, mais R$ 260 mil foram destinados a aquisição de palcos e estruturas que serão montadas nos três espaços.