Mortes no trãnsito caíram em 2016
Pelo segundo ano consecutivo, o número de óbitos por acidentes de trânsito no país apresentou queda. Dados preliminares do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) apontaram uma redução de quase 10%, de 38.651 em 2015 para 34.850 no ano passado.
Desse total, um terço das vítimas eram motociclistas. Eles também representaram o maior percentual de internações (58%). E houve aumento de 14% nas internações, de 158.728 em 2015 para 180.443 em 2016.
De acordo com o Ministério da Saúde, a redução de óbitos mostra que o brasileiro tem aos poucos mudado os hábitos ao volante e prezado mais a segurança. Ou que exsite menos gente viajando por estradas.
A redução dos óbitos também pode estar relacionada à efetividade da fiscalização da Lei Seca, que neste ano completou 9 anos. Além de mudar os hábitos, a lei trouxe maior rigor na punição e no bolso de quem a desobedece.
Com o passar dos anos, a lei passou por mudanças e ficou mais severa. A municipalização do trânsito também tem papel fundamental nessa redução, já que as cidades podem criar órgãos executivos de trânsito.
Nos municípios que adotaram essa estratégia, houve maior redução do número de óbitos.