Mulheres são maioria intermitente
Os trabalhadores intermitentes contratados em novembro têm, na maioria, até 29 anos, escolaridade até o ensino médio completo e são principalmente mulheres. Estão concentrados nas regiões Sudeste e Nordeste.
Eles atuam, em grande parte dos casos, como assistentes de venda. Ainda não há dados disponíveis sobre a remuneração desses trabalhadores. Apenas dados divulgados pelo Ministério do Trabalho na quinta-feira.
Eles são baseados nos primeiros contratos intermitentes firmados após a entrada em vigor da reforma trabalhista. O trabalho intermitente é aquele que permite à empresa convocar os trabalhadores quando necessário, remunerando pelas horas cumpridas.
O saldo de contratos intermitentes foi positivo em 3.067 em novembro. De acordo com o coordenador-geral de Estatísticas, Mário Magalhães, houve forte contratação de trabalhadores intermitentes por conta da Black Friday.
Segundo ele, uma única grande rede de móveis e eletrodomésticos contratou 1,2 mil pessoas nessa modalidade. Segundo o Ministério do Trabalho, o comércio abriu 2.822 novas vagas de empregos intermitentes, ou 92% do total.
Desses, 2.749 são assistentes de venda. Os serviços foram responsáveis por outros 185 novos postos. Com Diário do Poder.