Primeiro Natal positivo em 4 anos
O comércio voltou a ver aumento nas vendas de Natal pela primeira vez em três anos. Segundo o indicador da Serasa Experian, durante a semana de 18 a 24 de dezembro as vendas subiram 5,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
O resultado reverteu três anos consecutivos de queda e foi o melhor desempenho em 6 anos. No caso das vendas a prazo, o resultado também foi significativo, segundo o SPC Brasil e a CNDL, para quem a retomada da economia teve seus primeiros reflexos.
As consultas para vendas a prazo na semana anterior ao Natal (18 a 24 de dezembro) aumentaram 4,72% na comparação com 2016. Trata-se do primeiro ano de crescimento após três negativos seguidos e a data festiva de 2017 com o melhor aumento.
Segundo o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro, o resultado é consequência da melhora da conjuntura e da proximidade do fim da crise econômica. “O acesso ao crédito mais difícil e os juros elevados ainda limitam o poder de compras dos brasileiros".
"Mas, com a economia dando sinais de retomada, os consumidores foram às compras de forma menos tímida que nos últimos anos e também nas outras datas comemorativas de 2017”.
Neste ano, segundo um levantamento do SPC Brasil, o gasto médio do brasileiro com o total de presentes de Natal girou em torno de R$ 461,91. A estimativa é de que a data tenha movimentado cerca de R$ 51 bilhões na economia.