Samu ensina a classificar riscos

Visando qualificar os profissionais que trabalham nas unidades básicas de saúde de Itabuna na classificação de risco dos pacientes, o Samu 192 iniciou um treinamento intensivo, dividido em quatro módulos. A proposta é preparar os profissionais para identificar pacientes.

A primeira etapa, com aulas práticas e teóricas, foi ministrada pela equipe do Samu e convidados com especialização em atendimento de urgência. Uma das palestrantes foi a enfermeira Rafaela Caldas Santos, que mostrou em vídeo o que é classificação de risco.

Nele foi explicado ainda como o profissional pode identificar um paciente numa situação de urgência e emergência, como socorrê-lo e para onde encaminhá-lo, além de como identificar e socorrer um paciente com parada respiratória e o Sistema de Triagem de Manchester.

O sistema permite identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco à saúde ou grau de sofrimento, priorizando o atendimento.

A professora Myrian Ribeiro da Silva, da Uesc, abordou o tema “Paciente em situação de risco”, destacando a importância de saber avaliar e classificar uma situação de urgência ou emergência. “O profissional preparado terá melhor condição de socorrer o paciente”.

A enfermeira Waleska Dias Figueiredo Carvalho, do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Samu, adiantou que as próximas etapas estão agendadas para os dias 21 e 28 deste mês e em janeiro, em data a ser divulgada posteriormente.

22:19  |  


Gostou? Repasse...