SSA ganha prêmio Brasil Sorridente
Salvador tem o melhor programa de saúde bucal entre as cidades baianas com mais de 50 mil habitantes. O reconhecimento veio do concurso “Brasil Sorridente”, do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA).
A entrega do prêmio aconteceu no Hotel Sheraton da Bahia, reunindo representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), além dos coordenadores de Saúde Bucal de diversos municípios baianos.
Para a premiação, o CRO-BA utilizou indicadores para avaliar serviços como financiamento em saúde, controle social, programa de atenção básica, promoção de saúde bucal, assistência especializada, desprecarização e biossegurança.
A responsável pela Saúde Bucal de Salvador, Ticiane Mendonça, atribui este importante resultado ao esforço e dedicação das equipes de Saúde Bucal do município, além do apoio da gestão no desenvolvimento das atividades.
“A SMS continuará estimulando, estabelecendo parcerias com outras instituições e oferecendo condições para o incremento desta importante atividade”, ressaltou. A ampliação da cobertura tem sido uma das prioridades da Prefeitura.
Anualmente são realizados cerca de 800 mil procedimentos odontológicos nos 297 consultórios da rede. Além disso, nos últimos 5 anos, cerca de 720 profissionais entre dentistas e auxiliares bucais foram contratados, garantindo resolutividade.
Em 2015 o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Cajazeiras recebeu a certificação acima da média no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade do Ministério da Saúde, sendo este o único CEO Tipo III a obter esta certificação na Bahia.
De forma pioneira, a Prefeitura introduziu os serviços de prótese dentária de forma totalmente gratuita, sendo estes oferecidos nos CEO's do município. A SMS conta ainda com duas unidades odontológicas 24 horas - na Liberdade e a recém inaugurada no Dique.