Cippa apreende 280 caranguejos
Duzentos e oitenta caranguejos Uçá foram devolvidos ao mangue depois da Operação Defeso do Caranguejo, deflagrada pela Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental. Foram fiscalizadas feiras livres, bares e pequenos restaurantes.
Eles declararam a quantidade de caranguejos em estoque, como determina a lei, mas muitos tinham a mais. Em janeiro, fevereiro e março estão sendo cumpridos períodos de defeso, quando fica proibida a pesca, transporte e venda do crustáceo na Bahia.
É a chamada “andada do caranguejo”, quando há o acasalamento da espécie e liberação de ovos. As datas das temporadas para 2018 foram divulgadas através da Instrução Normativa Interministerial nº 6/2017.
Não se pode capturar, vender ou beneficiar caranguejo de 2 a 7 e de 17 a 22 de janeiro; de 1º a 6 e de 16 a 21 de fevereiro; de 2 a 7 e de 18 a 23 de março. Aos infratores são aplicadas notificação, infração e apreensão do material.
Apesar da ação ter resgatado 280 caranguejos, uma quantidade muito maior podia ser vista sendo vendida em várias cabanas da Praia do Sul no último final de semana.