Energia ganha a nova tarifa branca
A tarifa branca de energia elétrica entrou em vigor no dia 1 e é opcional. A novidade permite aos consumidores pagar menos se concentrar o consumo fora do período das 18 às 21 horas. É preciso pedir a adesão ao novo sistema.
Após o pedido, as concessionárias terão 30 dias para trocar o medidor. Mas é preciso estudar seu consumo para não correr o risco de acabar pagando mais. Outra novidade para os consumidores é a bandeira verde.
A Agência Nacional de Energia Elétrica informou na sexta-feira que a bandeira tarifária de janeiro será verde, sem cobrança adicional nas contas de luz. Em dezembro, todos pagaram um adicional de R$ 3 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Era a bandeira vermelha no patamar 1. Em nota, a Aneel explicou que a sinalização verde representa “condições favoráveis de geração hidrelétrica”, o que reduz o despacho de térmicas com custo de produção mais elevado.
A agência alertou, no entanto, que “mesmo com a bandeira verde é importante manter as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício de energia elétrica”.