Equipe atua na área do Porto Sul
Uma equipe envolvida com o Complexo Intermodal Porto Sul começou a tratar das desapropriações na área do terminal e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Os contatos começaram na região onde deverá ser construída uma ponte sobre o Rio Almada.
Ela fará a ligação com o porto off-shore. As ações neste final de semana também buscam acelerar a triagem e a realocação de animais silvestres da região onde as obras serão executadas.
A expectativa é de que as obras finalmente saiam do papel, depois da vinda de missão chinesa ao Brasil e da assinatura de protocolos entre os governos federal e estadual com grupos empresariais orientais.
Há demora na execução do projeto, cujo anúncio ocorreu há 8 anos, ainda no Governo Jaques Wagner, no final de 2010. Ele sofreu atrasos, idas e vindas, por causa de polêmicas relativas às licenças ambientais e de questões societárias envolvendo a Bahia Mineração (Bamin).
O projeto prevê a construção de terminais portuários (privado e público) na zona norte de Ilhéus, em Aritaguá, interligando-os com armazéns e a Ferrovia Oeste-Leste, que está com quase 100% das obras paralisadas.
Por enquanto, só existe descrença das pessoas em relação ao complexo intermodal, considerado essencial para garantir a logística da ferrovia que ligará Figueirópolis, Tocantins, a Ilhéus, escoando a produção de minérios e grãos.