Mortes e um defensor embriagado
Assim foi o primeiro fim de semana de Itabuna no novo ano. Alan Xavier dos Santos, de 17 anos, que residia na Rua Pedro Jorge, bairro Pedro Jeronimo, foi assassinado na madrugada de segunda em um beco perto da Avenida Roberto Santos, no mesmo bairro.
Alan foi assassinado com disparos de arma de fogo e pedradas na cabeça, após ter caído inerte ao chão. Ele chegou a ser socorrido e levado para o Hospital de Base, mas não resistiu.
Horas antes, na noite de domingo, dentro de uma casa no bairro Sinval Palmeira, Miraldo Francisco de Oliveira, 58 anos, foi vítima de cinco tiros. O assassinato foi semelhante ao de Alan, já que a vítima também foi atacada a pedradas.
A motivação e autoria dos crimes ainda são desconhecidas. Também na noite de domingo, o defensor público Amilton Gomes foi preso por dirigindo embriagado seu Honda Civic. Houve perseguição.
Ele foi parado no ponto da Rota Transporte, na Avenida Inácio Tosta Filho, e rendido pela PM. Amilton foi apresentado no Complexo Policial de Itabuna para o flagrante, mas foi liberado, devendo responder em liberdade.
Amilton Gomes, que já foi candidato a prefeito de Itabuna, teve outras passagens pela polícia. Em 23 de janeiro de 2008, foi detido por furtar maçãs no Centro Comercial. Duas caixas foram encontradas no bagageiro de seu carro. Na época, já respondia a inquérito por furto de energia.