BA ganha nova área de preservação
A Reserva Natural de Patrimônio Natural Contendas II, em Ituberá, no baixo sul da Bahia, com 173,16 hectares, foi uma das áreas de Mata Atlântica criadas formalmente pelo Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes (ICMBio).
Os dois órgãos oficializaram formalmente a composição de quatro novas RPPNs, que se juntam a outras 673 no país. As novas unidades são importantes para a salvaguarda de recursos hídricos, pesquisa, lazer e educação.
Com o ato simbólico, de reconhecimento e de agradecimento, o ICMBio quer empolgar mais proprietários rurais a criar RPPNs. A outra, na Mata Atlântica, é a Volta Velha - Padre Piet Van Der Art, em Itapoá (SC), de 285,23 hectares.
A reserva Cachoeira do Andorinhão, em Cambuí (MG), de 2,23 hectares, está no bioma Cerrado, enquanto a Sítio Lagoa, de Guaramiranga (CE), pertence à Caatinga e ocupa 70 hectares. No total, o bioma que mais abriga RPPNs é o Pantanal.
Esse tipo de Unidade de Conservação, criado na década de 1990, se encontra em maior número em Minas Gerais (335), Paraná (267), Rio de Janeiro (150), Bahia (148) e São Paulo (90).
As quase 680 RPPNs brasileiras abrangem aproximadamente 500 mil hectares de áreas protegidas.