Bahia inicia vacinação contra febre
Cerca de 3,3 milhões de baianos de 8 municípios começam a ser vacinados, a partir de segunda-feira, contra a febre amarela. A meta é imunizar 95% de Camaçari, Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, Salvador, São Francisco do Conde e Vera Cruz.
O prazo para atingir a meta é 9 de março. A estratégia será a determinada pelo Ministério da Saúde, com a utilização de doses fracionadas. No dia 24, acontece o Dia D. A vacinação é destinada a pessoas a partir de 2 anos, inclusive indígenas.
Todos que já tiverem tomado a vacina ao longo da vida não terão necessidade de receber nova dose. A intenção é proteger o maior número possível de pessoas em localidades com grande contingente populacional e que tem evidência de circulação do vírus.
Estudos da Fiocruz/RJ demonstram que a utilização da dose fracionada da vacina protege o indivíduo por pelo menos oito anos. Após esse período, deve ser feito o reforço da imunização.
Durante a campanha, a dose padrão será disponibilizada apenas para crianças de 9 meses a 2 anos, gestantes com indicação do médico, viajante internacional que necessite do certificado de vacinação e quem apresente condições clínicas especiais.