Cidades baianas crescem em turismo
Itanhém, Teixeira de Freitas e Uruçuca subiram de posição no Mapa do Turismo Brasileiro e estão incluídas nas 17 cidades da Bahia que mudaram de categoria ou mantiveram. Com os avanços na economia do Turismo, o Ministério atualizou a lista.
Nestes municípios, foi verificado um aumento do número de empregos no Turismo, a ampliação dos estabelecimentos formais de hospedagem e do fluxo de visitantes, domésticos e internacionais.
O Mapa é instrumento importante para acompanhar o desempenho na área e balizar políticas públicas, além de orientar o repasse de verbas federais. A melhoria de destinos como Mucugê, cenário de várias cachoeiras, e Santa Cruz Cabrália, com as praias, mostra uma atividade turística mais forte.
"No que diz respeito ao Ministério do Turismo, estamos atentos às demandas do setor, como melhoria de infraestrutura, legalização e qualificação dos serviços," afirma o ministro Max Beltrão.
Seis cidades baianas, no entanto, tiveram redução em suas categorias, incluindo Amargosa, Camamu e Maragogipe. A categorização é um processo dinâmico e perene que, assim como o Mapa do Turismo Brasileiro, deve ser atualizado periodicamente.
Assim, se um município teve seu fluxo turístico e seus estabelecimentos formais de hospedagem ampliados, provavelmente na próxima categorização, quando dados serão novamente avaliados, subirá de posição.