Metade da população inadimplente
Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que 70% dos brasileiros deixaram de pagar ou pagaram com atraso pelo menos uma conta em 2017.
As contas mais comprometidas no ano passado foram as de cartão de crédito (39%), plano de internet (28%), plano de celular ou telefone fixo (26%). 47% estão ou tiveram nos últimos 12 meses o nome incluído em algum serviço de proteção ao crédito.
No caso das classes C, D e E, o volume de negativados foi de 50%. Segundo o último índice de inadimplência divulgado pelo SPC Brasil e CNDL, cerca de 39% da população brasileira adulta está registrada em listas de inadimplência.
Dos entrevistados que já estiveram com nome sujo pelo menos uma vez nos últimos 12 meses, 80% garantem ter mudado alguma atitude na forma de administrar as finanças.
As principais medidas foram controlar todos os gastos (49%), pensar melhor antes de comprar (39%), comprar só quando puder pagar à vista (34%), economizar para imprevistos (32%), evitar o cartão (28%), não emprestar o nome para terceiros (23%) e cancelar o cartão (17%).