PRF reforça fiscalização até dia 14
A Polícia Rodoviária Federal realiza sua Operação Carnaval 2018 de 0h do dia 9 até meia noite da quarta-feira de cinzas, dia 14. A PRF explica que o Carnaval requer atenção redobrada, por ser mais violento em decorrência do uso abusivo de álcool.
Por isso, um dos principais focos será a fiscalização com etilômetros. Estatísticas sobre dias, horários e locais em que há mais acidentes subsidiam o planejamento para o posicionamento estratégico das viaturas e a definição de comandos específicos.
Durante o período a PRF terá reforço dos grupos de Operações Especiais e de Motopoliciamento, além de um esquema especial nos trechos de mais movimentação, como as BRs 324, 116 e 101 na RMS, a BR 101 entre Eunápolis e Porto Seguro; as BR 135, 242 e 020.
Além da embriaguez ao volante, a fiscalização estará de olho no excesso de velocidade e ultrapassagens proibidas. A fiscalização de motos, o uso do cinto de segurança e o transporte seguro de crianças também será intensificada.
Depois das mudanças na Lei Seca, não existe mais tolerância para a quantidade de álcool no organismo de quem dirige. Qualquer traço etílico é suficiente para o motorista pagar multa de R$ 2.934,70, ter a carteira suspensa e ser impedido de seguir viagem.
Este ano, as ações educativas ocorrerão durante toda a Operação, com equipes que se revezarão desenvolvendo o Projeto Cinema Rodoviário, com apresentação de vídeos no ônibus da PRF, dotado de sistemas de áudio/vídeo e palestras educativas.