Alunos mostram solução para água
Na sessão de terça-feira, alunos da Escola SESI Adonias Filho levaram à Câmara de Ilhéus um estudo que pode contribuir para solucionar o problema de contaminação de água. A apresentação contou com o gerente da unidade do Sesi, Alexandre Régis e do vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal.
O vice-prefeito afirmou ter grande preocupação com o meio ambiente, pois a cidade está passando por momentos difíceis com relação ao abastecimento de água. “Atitudes e estudos como esse nos animam a ter esperança para o futuro”.
A equipe Nação Android SESI Adonias (NASA) desenvolveu um projeto que melhora a água a ser utilizada por comunidades ribeirinhas, com supervisão dos professores Suzy Ferraz, Felipe Oliveira e Girlane Santos.
Os alunos coletaram amostras de água do Rio Cachoeira e, a partir do composto ‘resazurina’, que muda de cor ao entrar em contato com microrganismos nocivos, detectaram a presença de bactérias.
Após estudos, eles usaram a semente da moringa. Ela contêm proteínas de baixo peso molecular que, ao se dissolver na água, adquirem carga positiva, atraindo partículas negativamente e fazendo com que os dejetos se acumulem no fundo.
O recipiente tem como base a decantação e a filtragem, e um motor que agita a água. Entre 2 e 12 hroas, os dejetos se concentram no fundo e a água pode ser usada para lavar roupas e limpar a casa.