Deputado critica saúde do estado
O deputado estadual Alan Sanches (DEM) afirmou nesta terça que o prefeito ACM Neto tem feito o papel do governador Rui Costa na saúde pública de Salvador. Ele destaca o Hospital Municipal, que será entregue no dia 29 de março.
Sanches diz que o prefeito foi obrigado a se comprometer a construir uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) no Subúrbio, após o governador fechar as únicas que atendiam à população (Escada e Roma) na região.
"Rui prometeu reabrir as UPAs durante dois longos anos e não cumpriu. Isso sem falar nas outras oito UPAs construídas e geridas pela Prefeitura, comprovando que esse é realmente o papel de um gestor comprometido com o povo".
"Estamos falando de vidas que precisam ser cuidadas e não podem esperar, como tem ocorrido na administração estadual, gerando um caos cada vez maior no setor em todo o estado”, diz Sanches, que é médico.
O deputado explica que o hospital será especializado em atendimento de urgência e emergência, além de oferecer exames de alta complexidade e consultas médicas em diversas especialidades. "Ou seja, suprirá uma demanda bastante reprimida”.
O hospital contará com 210 leitos, sendo 30 de UTI (adulto e pediátrica), 150 de clínica médica cirúrgica e 30 de clínica pediátrica. A estimativa é de que sejam atendidos 1,2 mil pacientes por mês, apenas de emergência.
Devem ser realizadas 63 mil consultas, 2,4 mil exames, 500 cirurgias e 21,1 mil internações mensais. Quando o assunto são as UPAs, o deputado elenca que o descaso é muito maior.
“Quando ACM Neto assumiu em 2013, a cidade tinha uma UPA apenas e que não funcionava. Construiu 8 novas UPAs e hoje temos 9 funcionando em Salvador, enquanto o executivo estadual fecha as que são de sua responsabilidade".