Ilhéus prepara sua feira literária
Mesas Literárias, Oficinas Culturais, Feira de Livros, Exposições, Prêmio Literário e Saraus litero-musicais são as atrações garantidas para quem for prestigiar a terceira edição do Festival Literário de Ilhéus (Flios).
A programação é variada, com oficinas literárias, bate-papos com escritores locais e nacionais, e venda de livros. O tema do evento, que acontece entre 15 e 18 de maio, é “Leituras democráticas: juventudes, livros e zaps”.
Ele vai debater a importância da literatura, visando fortalecer as políticas públicas do livro por meio do estímulo às práticas da leitura. A realização é da secretaria municipal da Cultura, Academia de Letras de Ilhéus, Uesc/Editus e Fundação Pedro Calmon.
Segundo a coordenação, neste ano a Flios ficará dividida entre a Biblioteca Pública Adonias Filho e o Teatro Municipal de Ilhéus. “A proposta do evento é o interesse no fomento da cultura da leitura e a criação musical na cidade e por isso, é aberto ao público".
"Os espaços escolhidos trazem um simbolismo ainda maior, valorizando ainda mais as iniciativas voltadas para o livro, a leitura e as diversas formas de acessar conhecimento," explica o secretário Pawlo Cidade.
Ele diz que o festival vai reunir dois grandes eventos do livro, o III Festival Literário de Ilhéus e a VI Feira Universitária da Uesc. “Já estão confirmadas a participação de várias caravanas de cidades vizinhas, além de livreiros, autores, editoras, estudantes e professores".