Ilhéus tem concurso para a cultura
A Secretaria da Cultura de Ilhéus abriu concurso para selecionar propostas que estimulem o desenvolvimento das artes nos bairros e distritos. Serão priorizadas as voltadas para a população com menos acesso a cultura e que privilegiem a diversidade cultural.
A inscrição está aberta de 12 deste mês a 25 de abril, contemplando propostas cujo cronograma de ação se inicie de 28 de junho a 12 de agosto. A inscrição deve ser feita na secretaria. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (73) 3231-7531.
O secretário da Cultura, Pawlo Cidade, disse que o edital foi adaptado do Calendário das Artes, da Fundação Cultural da Bahia (Funceb). “Tem tudo para seguir o sucesso desta iniciativa. O Cultura Livre chama a atenção para a obrigatoriedade da entrega de prêmio ao vencedor".
"Ele corresponderá à contrapartida pela atividade artística. É um edital inédito de fomento, pautado na política cultural estimulada, sobretudo de descentralização e democratização das ações culturais”.
Pawlo Cidade destaca que a chamada contempla propostas de criadores, produtores e grupos artísticos, pessoa física com idade igual ou superior a 18 anos, domiciliados em Ilhéus e pessoa jurídica que desenvolva ações culturais, conforme seu estatuto.
Cada proponente só pode inscrever uma proposta, sendo desclassificado quem inscrever mais de um trabalho ou enviar mais de uma proposta por categoria, mesmo que sejam de proponentes ou categoriais diferentes.
Serão premiadas pelo menos 45 propostas, com 5 prêmios para cada categoria. Caso não haja proposta para uma ou mais das categorias, os recursos serão transferidos para a área com maior número de inscrições.
Está prevista a seleção de pelo menos 18 propostas para os distritos. O prêmio será de R$ 2.500, com tributação de 20%. O total de recursos disponível é de R$ 112.500.