Itabuna sofreu com dois apagões

12 estados do Norte e do Nordeste enfrentaram queda de energia nesta quarta-feira a tarde e Itabuna outro à noite. Foram atingidos Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins.

Em Itabuna e Ilhéus, os principais serviços ficaram fora do ar, a exemplo de conjuntos de semáforos, lojas, indústrias, emissoras de rádio. O black-out da tarde durou cerca de 20 minutos. Começou as 16h10 e se encerrou para volta das 16h25. O da noite foi parecido.

No Rio Grande do Norte, todos os 167 municípios foram afetados, segundo a companhia de energia local. Na Bahia, a Coelba não deu explicação. Mas Luiz Eduardo Barata Ferreira, diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), soltou um comunicado à noite.

Ele explica que o apagão foi causado por um disjuntor que falhou na Subestação Xingu, no Pará, responsável pela distribuição da maior parte da energia da Usina de Belo Monte e que mais de 70 milhões de pessoas foram afetadas.

A causa da falha ainda está sendo apurada, mas o ONS já descartou sobrecarga no sistema, fatores climáticos ou queimadas. O desligamento do disjuntor causou uma sobrecarega na geração para a região Norte e ativou uma proteção automática em todo o sistema.

14:10  |  


Gostou? Repasse...