Itacaré já combate a hanseníase
A Secretaria de Saúde de Itacaré, em parceria com a de Educação, realiza até 6 de abril a V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose. Ela ocorre anualmente, no primeiro semestre do ano letivo nas escolas públicas.
Em Itacaré, o trabalho já foi iniciado com visita e diagnóstico nas escolas. De acordo com o secretário de Saúde Ricardo Lins, a ação tem como público-alvo os estudantes de 5 a 14 anos, matriculados no ensino fundamental.
O objetivo é esclarecer sobre os sinais e sintomas, e ensinar a se proteger dessas doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. Durante a campanha, está sendo feita uma busca ativa de casos novos de hanseníase.
Ainda são realizados exame dos contatos, profilaxia para as geo-helmintíases (onde a equipe de saúde vai até a unidade escolar para identificar possíveis casos de hanseníase) e, caso haja, encaminhamento para a unidade de saúde.
Ainda na escola, o aluno é tratado com albendazol para profilaxia da verminose. A Hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Ela atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social.
Se não for tratada, pode causar deformidades. Já as Verminoses são infecções causadas por parasitas que se instalam no corpo. Elas podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais.
Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.