MS facilitará o tratamento renal

O Ministério da Saúde, atendendo a uma demanda antiga das secretarias estaduais e municipais, vai alterar a forma de financiamento para procedimentos de Terapia Renal Substitutiva (TRS) em todo o Brasil.

A medida é voltada para pacientes, adultos e crianças que precisam de hemodiálise fora da cidade em que fazem o tratamento. A portaria que autoriza a mudança deve ser publicada no Diário Oficial da União.

O Ministério da Saúde criou um código para oficializar a forma correta de pagamento e prestação do serviço de hemodiálise aos pacientes que estão em trânsito, ou seja, aqueles que não estão na sua cidade natal, mas que precisam do atendimento.

Além disso, já reajustou os preços da hemodiálise e quase dobrou o número de serviços. Atualmente cerca de 100 mil doentes renais crônicos precisam do tratamento no país, sendo 85% assistidos exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde.

Um dos principais fatores de risco é a diabetes e a hipertensão, cuidadas na Atenção Básica em uma das 41.688 Unidades Básicas de Saúde. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, 6,2% dos adultos tem diabetes e 24% hipertensão.

22:43  |  


Gostou? Repasse...