NE tem quase metade inadimplente
O Nordeste conta com 16,49 milhões de negativados, ou 41% da população, segundo levantamento do SPC Brasil e CNDL, e o volume de brasileiros com contas em atraso e registrados nos cadastros de devedores segue alto.
A estimativa é de que o Brasil tenha 61,7 milhões com alguma conta em atraso e com o CPF restrito para contratar crédito ou fazer compras parceladas. O número representa 40,5% da população com idade entre 18 e 95 anos.
Em fevereiro, houve um aumento de 2,71% na quantidade de inadimplentes na comparação com o mesmo mês do ano passado. Na comparação mensal, entre janeiro e fevereiro, o indicador apresentou aumento de 0,55%.
O aumento reflete, em boa medida, o avanço da inadimplência na região Sudeste – até dezembro de 2017, a legislação de São Paulo exigia o envio de carta com Aviso de Recebimento (AR) como requisito para negativação, dificultando a inclusão de novos registros.
A estimativa por faixa etária revela que é entre os 30 e 39 anos que se observa a maior frequência de negativados. Em fevereiro, pouco mais da metade da população nesta faixa etária (51%) tinha o nome registrado em cadastros de devedores.
Também merece destaque o fato de porcentagem significativa da população com idade entre 40 e 49 anos (49%) estar negativada, da mesma forma que acontece com os consumidores com idade entre 25 a 29 (46%).
Entre os mais jovens, com idade de 18 a 24 anos, a proporção cai para 20%. Na população idosa, considerando-se a faixa etária entre 65 a 84 anos, a proporção é de 31%.