Polícia suspende plantão em Ilhéus
A Delegacia de Ilhéus teve o plantão supenso por 24 horas na segunda-feira (19), por iniciativa do sindicato dos policiais civis. O Sindpoc diz que a medida foi tomada por causa da precariedade física da unidade, que tem infiltrações e mofo.
Segundo o sindicato, cadeiras estão quebradas, o ar condicionado não funciona e os banheiros foram interditados. A Delegacia não tem cadeira para o cidadão que registra uma ocorrência e um cano estourado alagou o setor de Custódia.
O vice-presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes, afirma que vários policiais mostram sintomas de problemas alérgicos causados pelo ambiente insalubre. O sindicato espera uma posição da Secretaria de Segurança Pública e não descarta outras paralisações.
Lopes denunciou o abandono da delegacia de Ilhéus no ano passado, inclusive aqui em A Região. Mas a SSP declarou que a Delegacia de Ilhéus não está na lista das unidades que serão reformadas pelo Governo do Estado.
“Além de Ilhéus, em quase todas as delegacias da Bahia, temos o mesmo quadro de abandono. Inclusive, em Itacaré, a delegacia ia desabar por cima dos servidores. O problema só foi resolvido porque a Prefeitura alugou um imóvel e cedeu à Polícia Civil".
"Casos semelhantes encontramos em Ubaitaba e em Barro Preto”, denuncia Eustácio Lopes. O presidente do Sindpoc, Marcos Maurício, diz que é a falência da segurança pública na Bahia. ”Infelizmente, esse é o quadro real das nossas delegacias".
"Os policiais são submetidos a trabalhar em locais insalubres, em condições sub-humanas. O Governo do Estado tem responsabilidade direta na medida em que abandona a Segurança Pública para fazer obras que não dão nenhum resultado e muita propaganda”.