TMI traz exposição Hansen Bahia

As obras de Hansen Bahia, inspiradas no épico poema de Castro Alves "O navio negreiro", estarão abertas à visitação pública no Teatro Municipal de Ilhéus, de 23 deste mês a 1º maio. A exposição itinerante foi iniciada em Salvador.

Ela já passou por oito municípios baianos é uma realização do Centro de Memória da Bahia, unidade vinculada à Fundação Pedro Calmon / Secretaria de Cultura da Bahia, e apoio da Secretaria da Cultura de Ilhéus.

Nos dias 26 e 27, durante a exposição, haverá oficinas de xilogravura ministradas pelo artista plástico Zimaldo Baptista Melo. A inscrição pode ser feita na sede da Secretaria da Cultura de Ilhéus, das 12 às 14 horas. Informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3117-6067.

O diretor do Centro de Memória da Bahia, Rafael Fontes, reforçou o trabalho do Hansen. "A história precisa ser pensada e discutida nos dias de hoje. Por isso, a exposição itinerante levará para diversos municípios oficinas, debates e discussões sobre o que foi a escravidão”.

Por sua vez, o curador da exposição, Ayrson Heráclito, disse que as obras de Hansen Bahia são únicas, “porque ninguém nunca ilustrou um poema inteiro”. Inspiradas pelo poema, Hansen Bahia descreve em imagens a violência contra os africanos.

Hansen Bahia nasceu na Alemanha e se naturalizou baiano. Ilustrador, escultor, pintor, escritor e professor são algumas das atividades que o artista exerceu durante a vida. Através de testamento, ele doou o acervo para Cachoeira, onde foi criada a Fundação Hansen Bahia.

13:16  |  


Gostou? Repasse...