Vacnação do HPV será reforçada

A secretaria de Saúde de Ilhéus vai intensificar a vacinação contra o Human Papiloma Virus (HPV) e a Meningite C, ambas para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A medida segue uma recomendação do Ministério da Saúde.

A população deve procurar as unidades básicas de saúde com a carteira de vacinação. O foco será reforçar as indicações já estabelecidas na rotina de vacinação, através da Campanha de Mobilização e Comunicação do Adolescente contra essas doenças.

De acordo com a coordenadora de Imunização, Walkiria Cardeal, o esquema consiste em duas doses com intervalo de seis meses e as vacinas continuam disponíveis nas Unidades de Saúde de Ilhéus.

“Esse é o momento que os pais devem estar cientes da importância de trazer seus filhos para ser imunizados, especificamente para este grupo. É importante que saibam que não existe tratamento totalmente eficaz para o vírus sem o auxílio da vacina”.

Segundo dados do Ministério da Saúde, nos países desenvolvidos a incidência de câncer do colo do útero tem sido significativamente reduzida com programas preventivos. No entanto, os cânceres de boca e orofaringe são o sexto entre os mais comuns no mundo.

São 400.000 casos e 230.000 óbitos por ano. O aumento no número de casos é de duas a três vezes maior em homens que em mulheres, sendo que nos Estados Unidos a projeção de câncer de orofaringe relacionado ao HPV superará o câncer cervical em 2020.

O estudo ainda revela que mais de 90% dos casos de câncer anal e 63% dos de pênis são atribuíveis à infecção pelo HPV, principalmente pelo subtipo 16. Apesar de se tratar de cânceres menos frequentes, sua incidência também cresce.

A vacina do HPV tem como objetivo prevenir os cânceres de colo de útero, vulva, pênis, boca e orofaringe, bem como as verrugas genitais em ambos os sexos.

22:18  |  


Gostou? Repasse...