Voluntário faz campanha por sangue

O colaborar do GACC Sul Bahia Antônio Marcos, que já acompanha as crianças e adolescentes da instituição há 3 anos, ajudando-os no transporte para o tratamento, decidiu estimular a doação de sangue entre os familiares dos assistidos.

“Ano passado precisei ir à Ilhéus em busca de plaquetas, já que não tinha aqui em Itabuna, diante disso, percebi que além de ser doador, poderia fazer mais, incentivando os pais a serem também doadores”, conta.

Marcos decidiu iniciar uma campanha para que todos os acompanhantes e familiares de pacientes com câncer tornem-se doadores. Ele salienta a importância de manter o estoque do Banco de Sangue, inclusive para atender às crianças do GACC.

“Quando doamos o sangue, podemos ajudar diversas pessoas, nem precisamos saber quem são. Só o fato de contribuir para a melhoria da saúde de alguém, já é suficiente”.

Ele já conscientizou 53 responsáveis por pacientes. “É uma satisfação imensa ver cada um deles entendendo a importância do gesto e tornando-se doadores voluntários. Isto ajuda o Banco de Sangue a manter um estoque e a gente pode salvar vidas”.

Ele também incentiva os amigos e os convoca diante das necessidades. “Eu desejo que eles se tornem doadores efetivos, para que a gente não precise mais correr quando uma criança ou adolescente necessitar de plaquetas”.

Para ser doador de sangue, a pessoa deve ter idade entre 18 e 67 anos, peso superior a 50 quilos e não integrar grupos de risco – doenças sexualmente transmissíveis ou crônicas, etc.

15:29  |  


Gostou? Repasse...