44% da Bahia sofre com estiagem

Pelo menos 44% dos municípios da Bahia, somando uma população de cerca de 4 milhões, estão enfrentando período de forte estiagem. Este quadro persiste mesmo com as chuvas que vêm caindo em regiões como Chapada Diamantina e o Oeste.

De 220, em março de 2017, a quantidade de municípios com decreto de emergência foi reduzida para 184 em março deste ano. Outros, principalmente do sertão de clima semiárido, estão há muitos anos seguidos com baixo índice de chuvas, comprometendo a produção e a sobrevivência do sertanejo.

Segundo o coordenador da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), Paulo Luz, o maior número foi registrado em 2012, quando 265 municípios tiveram decreto emergência reconhecidos por seca.

Feira de Santana está em situação crítica. Há oito anos, está sob decreto de emergência por seca, atingindo atualmente uma população de 622.639 pessoas.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Joedilson Machado de Freitas, nos últimos anos está chovendo cada vez menos, o que afeta não só os mananciais como a pecuária e agricultura.

Embora sem citar números que possam estimar as perdas da safra passada, ele confirmou que o município pediu a liberação do Garantia Safra e está esperando a resposta do governo federal.

0:05  |  


Gostou? Repasse...