Bahia tem 2º Mutirão de Cirurgias
O Governo da Bahia lançou a segunda etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas. A meta é realizar 10 mil cirurgias até dezembro, na capital e no interior. O lançamento ocorreu no auditório do Senai Cimatec, em Salvador.
Ilhéus está incluída e o mutirão também atenderá a demanda reprimida de crianças, com cirurgias pediátricas para pacientes de 4 a 13 anos. Nelas, serão executados procedimentos nas amígdalas, hernioplastias (hérnia) e retossigmoidectomia (intestino).
Na primeira etapa de cirurgias eletivas, já realizada pela Secretaria Estadual da Saúde, mais de 14 mil procedimentos cirúrgicos foram realizados. Muitos no novo Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus.
De acordo com o superintendente de Atenção Integral à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Jassicon Queiróz, foram 18 mil atendimentos que se converteram em 14.295 cirurgias na primeira etapa.
“Gosto de falar que promovemos 14.295 esperanças na vida dessas pessoas, pois, muitas vezes, inserimos elas de volta ao convívio social e às atividades laborativas".
A nova etapa do projeto começou nesta quarta-feira (25), em Dias D'Ávila, com consultas e exames pré-operatórios. Na sexta-feira (27), o hospital municipal começa a abrigar os procedimentos cirúrgicos do mutirão.
Em Ilhéus, os procedimentos vão acontecer, mais uma vez, no Hospital Costa do Cacau, no Banco da Vitória.