Bahia tem certificação de aftosa

Além das chuvas, mais uma boa notícia para a pecuária de leite e de corte no estado. A Bahia recebeu a certificação internacional “Brasil livre de febre aftosa com vacinação", concedida pela Organização Mundial de Sanidade Animal.

Na quinta-feira passada, o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado, Victor Bonfim, assinou termo de cooperação técnica com os Correios e de convênio com o Fundo de Apoio à Pecuária do Estado da Bahia (FUNDAP).

O Estado já tinha alcançado o status de zona livre com vacinação. "Agora, avança para ficar livre sem a vacinação," afirmou o gestor estadual. A expectativa é que até 2021 a Bahia chegue a essa condição, o que vai nos permitir exportar produtos de origem animal para mercados mais exigentes.

De acordo com o fiscal da Agência de Defesa da Agropecuária na Bahia (ADAB) Paulo Torres, o convênio com o FUNDAP vai permitir a elaboração de ações de defesa realizadas em prol do pecuarista e para a proteção de seus animais.

Já o termo de cooperação com os Correios, inédito em todo o Brasil, estabelece um controle no transporte de mudas agrícolas entre os Estados. Hoje, as pessoas compram pela internet mudas de plantas de todo o Brasil, que podem carregar doenças e disseminá-las.

Essas mudas podem ser um agravo muito perigoso para as produções agropecuárias. A partir desse termo de cooperação, quando uma muda agrícola for transportada, a ADAB será acionada e vai verificá-la para doenças e quanto a sua origem.

0:05  |  


Gostou? Repasse...