Conta da Coelba vai subir de novo
A conta de luz na Bahia ficará mais cara a partir de domingo. A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou na terça-feira o reajuste tarifário de 4 concessionárias do Nordeste, que atendem Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará e Sergipe.
Os índices de reajuste variam de 4,96% a 16,95%. Os consumidores da Coelba, que atende 415 municípios da Bahia, terão reajuste médio de 16,95%. Para os consumidores de alta tensão, os industriais, o reajuste médio será de 16,17%.
Para os consumidores residenciais e comerciais, atendidos em baixa tensão, o reajuste médio será de 17,27%. A Aneel faz consulta aberta à população, mas apenas porque é obrigada. Na prática, sempre autoriza o percentual pedido pela concessionária.
Enquanto a Aneel reajusta a tarifa da Coelba muito acima da inflação, a concessionária desserve os consumidores com serviço de baixa qualidade, sem fiscalização e com recorrentes quedas de tensão ou falta de energia.
Nesta semana, a Emasa sofreu com a paralisação dos sistemas de bombeamento da captação das estações de Rio do Braço e Mutuns, que ficaram até 40 horas sem energia elétrica.