Fechamento da Fafen foi adiado
O presidente da Petrobras, Pedro Parente, avisou ao deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), nesta terça-feira (10), que a empresa vai suspender o fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia e de Sergipe (Fafen) até 31 de outubro.
Em ofício ao autor da proposta, em conjunto com o deputado sergipano André Moura (PSC-SE), Parente comunicou que a estatal também vai integrar a comissão a ser formada com o objetivo de encontrar alternativa ao fechamento definitivo.
"Ganhamos um tempo precioso para montar uma força-tarefa com a participação dos governo da Bahia e Sergipe, e as entidades da classe industrial para evitar o desmonte de uma cadeia de produção preciosa para nossa economia”, avaliou Aleluia.
O anúncio da Petrobras, de suspensão das atividades da Fafen na Bahia e Sergipe, motivou a mobilização das bancadas baiana e sergipana. Em audiência na Câmara dos Deputado no dia 27 de março, houve consenso no apoio à proposta de Aleluia e André Moura.
“É preciso destacar a importância da união de todos, independentemente da cor partidária, para que os estados da Bahia e Sergipe sejam vitoriosos no caso. O nosso entendimento desde o começo foi tratar o assunto como uma agenda única de defesa dos interesses baianos e sergipanos”.