Ilhéus tem 2 casos de Aids no ano
Dados da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) apontam que Ilhéus registrou, em 10 anos, 259 casos de HIV (2007 a 2017), divididos entre 143 homens, 104 mulheres e 12 crianças, a maioria com idade entre 20 e 35 anos.
No primeiro trimestre deste ano, foram registrados dois casos, um homem e uma mulher. O programa de IST/Aids de Ilhéus facilita o acesso a serviços de assistência social e ações das secretarias municipais.
“Hoje em dia estamos trabalhando a prevenção combinada. Antigamente se achava que só o preservativo era suficiente para prevenir a Aids. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter Aids”, esclarece a chefe do programa de Infecção Sexualmente Transmissível, Uiara Costa.
Ela explica que há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas nem desenvolver a doença, mas “podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas ou compartilhamento de seringas, por exemplo".
O HIV é transmitido pelo sexo vaginal, oral ou anal sem camisinha; uso de seringa por mais de uma pessoa, transfusão de sangue, da mãe infectada para o filho na gravidez, no parto e na amamentação, via instrumentos que furam ou cortam.
Mas o virus NÃO É transmitido no sexo com camisinha, masturbação a dois, beijo no rosto ou na boca, suor e lágrima, picada de inseto, aperto de mão ou abraço; sabonete, toalha, lençóis, talheres ou copos; assento de ônibus, piscina, banheiro, doação de sangue ou pelo ar.