Itacaré mantém campanha de saúde

Iniciada no dia 19 de março, a V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose continua sendo realizada nas escolas de Itacaré até sexta-feira, 6., pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a da Educação.

A campanha ocorre anualmente, no primeiro semestre do ano letivo, nas escolas públicas de municípios com elevado risco para essas doenças. Em Itacaré, o trabalho está sendo realizado com a visita e diagnóstico nas escolas.

De acordo com o secretário de Saúde Ricardo Lins, essa ação tem como público-alvo os estudantes de 5 a 14 anos do ensino fundamental. O objetivo é esclarecer os sinais e sintomas, e ensinar a se proteger dessas doenças.

Durante a campanha estão sendo procurados casos novos de hanseníase, feitos exames dos contatos, profilaxia para as geo-helmintíases. A equipe vai até a escola para identificar casos de hanseníase e, caso haja, encaminhar para uma unidade de saúde.

A Hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades.

0:16  |  


Gostou? Repasse...