Uesc promove a expo Navio Negreiro
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) passa a exibir, a partir de sexta-feira, a “Exposição Itinerante Navio Negreiro Castro Alves e Hansen Bahia”, idealizada pelo Centro de Memória da Bahia, da Fundação Pedro Calmon.
Ela poderá ser visitada até o dia 16, no Foyer do auditório principal. Mais de 10 cidades baianas já viram a mostra e, depois de Ilhéus, mais municípios baianos poderão apreciar as obras de Hansen e o poema de Castro Alves.
“A história precisa ser pensada e discutida nos dias de hoje. Por isso, a exposição itinerante leva para as cidades oficinas, debates e discussões sobre o que foi a escravidão”, ressalta o diretor do Centro de Memória, Rafael Fontes.
Completando a mostra, o artista plástico Zimaldo Baptista realizará uma oficina de xilogravura no dia 12, com turmas pela manhã e à tarde, e no dia 13, pela tarde. Formado em Artes Visuais, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), ele foi um dos participantes da XI Bienal do Recôncavo da Bahia.
O Centro de Memória da Bahia tem o objetivo de promover a difusão da história da Bahia, por meio da preservação e ordenação de arquivos privados e personalidades pública, além da realização de exposições, seminários e cursos de formação gratuitos.