Unis estaduais param em protesto
Três das quatro universidades estaduais da Bahia suspenderam as aulas nesta quarta-feira por decisão dos professores. Os organizadores chamam o ato de “dia estadual de protestos e paralisações”.
Eles reivindicam os quase mil processos de promoção, progressão e alteração de regime de trabalho de professores que estariam pendentes, além do próprio déficit de docentes e perdas salariais nos últimos 20 anos.
Na Uesb e na Uesc também ocorrem ações. Na estadual de Feira de Santana, a paralisação é pontual. Não houve quórum na assembleia que discutiu a pauta, no dia 10 de abril.
A categoria ainda reivindica reajuste de 21,1%. Sérgio Barroso, coordenador do Fórum das ADs, diz que o protesto visa denunciar "o descaso do governo baiano em relação aos docentes e às universidades".
“O Governo do Estado simplesmente não se reúne com o movimento docente e mantém completo silêncio sobre a nossa pauta de reivindicações. A categoria está muito insatisfeita. Por isso, iremos às ruas. Queremos respostas efetivas”.