Vereadores querem CEI para o lixo
Com o objetivo de apurar possíveis irregularidades no contrato de limpeza urbana da Prefeitura de Itabuna com a Biosanear, 7 vereadores, o equivalente a 1/3 da Casa, pediram na quarta-feira a criação de Comissão Especial de Inquérito.
Na semana que vem, a Mesa Diretora da Câmara deve apresentar Projeto de Resolução instituindo a CEI. Para ser criada a Comissão, são necessários 11 votos em Plenário, ou seja, maioria simples de 21 vereadores.
Desde o início do atual mandato do prefeito Fernando Gomes, a contratação da Biosanear vem sendo questionada. Primeiro, pelos sucessivos aditivos ao contrato, depois pelos valores pagos a partir de janeiro de 2017, exageradamente superiores aos de dezembro de 2016.
Os vereadores Charliane Sousa e Chicão (PTB), Babá Cearense e Júnior do Trator (PHS), Guinho (PDT), Manoel Júnior (PV) e Jairo Araújo (PCdoB), que subscrevem a denúncia, acrescentam que a Biosanear atuou durante longo período com contrato de emergência.
O contrato, os aumentos abusivos e os aditivos vêm sendo denunciados pelo Jornal A Região desde fevereiro de 2017, quando o valor mensal passou de R$ 670 mil para R$ 1,7 milhão.