Bahia perde Hans Schaeppi, aos 91

A Bahia perdeu nesta quarta-feira um de seus empresários mais ativos, Hans Tosta Schaeppi, nascido em Salvador mas apaixonado por Ilhéus, onde iniciou o que se tornaria uma grande rede de chocolate caseiro nos anos 80.

Schaeppi tinha 91 anos e atuou em várias frentes. Engenheiro, ele construiu os prédios Santa Clara e Kauffman, lançou os hotéis Ilhéus Praia e Pontal Praia, porém sua maior empreitada foi a criação do Chocolate Caseiro Ilhéus em 1985.

Usando criatividade nos modelos de chocolate, sempre aludindo a personagens das obras de Jorge Amado, como o "cacau do Nacib", o Chocolate Caseiro Ilhéus se espalhou pelos aeroportos de vários estados e faz sucesso com os turistas.

O turismo era uma das preocupações de Schaeppi, que escreveu uma coluna sobre o setor durante muitos anos em vários jornaius, como A Tarde e Jornal da Bahia. Também era escritor, tendo lançado "O velho Adolpho – A história de uma tocaia" pela Via Litterarum.

Hans Schaeppi recebeu o título de Cidadão Ilheense, entrou para a Academia de Letras de Ilhéus e foi agraciado com a Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus. Acima de tudo, mesmo aos 91, fazia planos para o futuro e trabalhava com dedicação.

23:39  |  


Gostou? Repasse...