Dia das Mães promete boa venda
Segunda data comemorativa mais importante para o varejo, o Dia das Mães deve fazer com que 74% realizem ao menos uma compra no período, segundo o SPC Brasil e a CNDL. Isto significa que cerca de 111,5 milhões de pessoas devem presentar, injetando R$ 17 bilhões na economia.
Embora o percentual seja elevado, a maior parte está receosa de aumentar gastos na comparação com o ano passado. Cerca de 19% disseram que têm a intenção de desembolsar mais com os presentes. A maior parte, no entanto (36%), planeja gastar a mesma quantia.
Entre os que pretendem gastar mais, as principais razões são comprar um presente melhor (58%), estar com uma renda melhor neste ano (33%) e por acreditar que os presentes estão mais caros (29%).
O pagamento à vista será o meio mais utilizado, sendo que em 53% dos casos será em dinheiro e em 24% no cartão de débito. O cartão de crédito parcelado será usado por 28%, a maioria com média de quatro prestações.
44% devem comprar apenas um presente e só 8% vão comprar quatro ou mais. O gasto médio no Dia das Mães deve ser de R$ 152,98. No entanto, 34% estão indecisos e ainda não sabem ou não decidiram o valor que pretendem desembolsar.