"Gabriela" completou os 60 anos

Os 60 anos de publicação de “Gabriela, Cravo e Canela”, do escritor Jorge Amado, serão comemorados em maio. O município palco da ficção realiza a Festa Literária de Ilhéus de 15 a 18, com várias homenagens.

Para marcar a data haverá “Bate Papo Sete” dia 18, às 14 horas, com a temática “Romance Gabriela: literatura, história e turismo”, a importância da obra para a cidade e para a região cacaueira.

Os professores André Rosa e Ramayana Vargens, da Academia de Letras de Ilhéus, serão os debatedores, mediados pelo acadêmico Fabrício Brandão, no Teatro Municipal de Ilhéus.

O romance “Gabriela, cravo e canela” inaugurou uma nova fase na obra de Jorge Amado. A partir deste romance, o autor passou a atenuar o conteúdo político que marcou seus primeiros livros para dar ênfase à mistura racial, ao erotismo e a uma percepção sensorial do mundo.

Ganham destaque as personagens femininas. As mulheres passam ao centro das narrativas como mito sexual, mas também como agentes do próprio desejo.

Na obra, Jorge Amado dedica um capítulo à descrição da mata atlântica com riqueza e exuberante narrativa, alémd e eternizar imóveis do centro histórico de Ilhéus, como o Bataclan e o Bar Vesúvio, local do amor de Gabriela com o turco Nacib.

0:09  |  


Gostou? Repasse...