Greve pode ser locaute, diz a PF
O presidente Michel Temer fez pronunciamento nesta sexta (25) anunciando o uso de forças federais para liberar as estradas bloqueadas pelos caminhoneiros. Mas, até o início da tarde deste sábado, muitos pontos continuavam bloqueados.
O governo também revelou, neste sábado, que a Polícia Federal investiga a prática do locaute, quando empresas incentivam os funcionários a fazer greve visando benefícios para elas, e já pediu a prisão de vários donos. As transportadoras estão sendo multadas em R$ 100 mil por hora parada.
"Acionei forças federais de segurança para desbloquear as estradas e estou solicitando aos senhores governadores que façam o mesmo. Não vamos permitir que sociedade fique sem gêneros de primeira necessidade, que hospitais fiquem sem insumos para salvar vidas, que crianças sejam prejudicadas pelo fechamento de escolas," disse Temer.
As forças federais têm autorização para apreender caminhões e levá-los até o destino usando soldados.
Alguns aeroportos já receberam combustível, assim como o sistema de segurtança pública. O maior problema é o desabastecimento de hospitais, clínicas, alimentos, água e gás de cozinha.