INSS não atende mais in loco

A partir desta semana, o INSS deixa de agendar o atendimento presencial para salário-maternidade e aposentadoria urbanos por idade. Agora, o segurado deve acessar o aplicativo de celular Meu INSS ou ligar para 135.

Em vez de agendar uma data para ser atendido, ele receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento. São ao todo 21 serviços.

Antes, o segurado precisava agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Com o novo modelo, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo 135 e, somente se chamado, vai à agência.

Nos casos em que as informações necessárias já constarem nos sistemas do INSS, será possível a concessão automática do benefício. Segundo o INSS, com a mudança não haverá mais falta de vaga.

Caso precise ir a uma agência para apresentar documentos, o cidadão terá a garantia de ser atendido perto de casa. O instituto diz ainda que a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido.

O Meu INSS tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular. O sistema permite acompanhar o andamento do pedido, consultar extratos e ter acesso a outros serviços.

19:50  |  


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