Morte de "saguis" assusta Itabuna
A morte de três macacos "sagui" deixou em alerta os moradores da Vila Zara, em Itabuna, por causa dos relatos de ligação com a febre amarela no sudeste do país. As mortes ocorreram entre segunda-feira e sexta-feira.
Os moradores acionaram o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que levou o primeiro sagui morto para exames que possam detectar a causa da morte. O exame será feito no Laboratório Central (Lacen), em Salvador.
O serviço foi novamente acionado na sexta, mas um funcionário do CCZ disse que não poderia se deslocar até o bairro para recolher o animal "por falta de gasolina". Segundo os relatos, os saguis ficaram fracos e agonizaram até a morte.
Vídeos com a situação dos animais foram enviados ao blog Pimentra por um morador da Vila Zara. O site diz que não conseguiu contato com o CCZ, mas a assessoria de comunicação prometeu uma declaração "em breve".
Os macacos não transmitem o vírus da febre amarela. Assim como os seres humanos, eles são vítimas da febre amarela. Porém a morte deles, caso confirmada a febre amarela, alerta para a presença do vírus na cidade. Com informações do blog Pimenta.