Sta Casa reativa Amigos do Peito

Para ampliar a captação e reforçar a conscientização sobre a amamentação, o Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna reativou o projeto Bombeiros Amigos do Peito, em parceria com o 4º Grupamento de Bombeiros Militares de Itabuna.

Esse apoio, explica a coordenadora do Banco de Leite Luciana Oliveira, "é importantíssimo pois, através dele, o serviço de coleta domiciliar que já existia pôde ser ampliado, chegando a mais residências de Itabuna".

A rota do leite é percorrida uma vez por semana. As bombeiras vão até as residências das mães doadoras tanto para coletar o leite, quanto para oferecer orientações sobre amamentação, o que contribui para evitar as angustias e incertezas comuns no período puerperal.

De acordo com Luciana, no primeiro trimestre 110 litros de leite foram doados pelas 72 mães cadastradas, beneficiando 150 recém-nascidos da UTI neonatal do Hospital Manoel Novaes. Durante 2017, mais de 400 litros de leite foram doados e mais de 500 domicílios visitados.

Ao todo, 646 recém-nascidos foram alimentados com o leite recebido através das doações. “O leite doado atende hoje aos recém-nascidos prematuros, baixo peso e alérgicos a proteínas heterológas internados na UTI Neonatal do Hospital Manoel Novaes".

Segundo o Ministério da Saúde, o leite materno é um dos fortes aliados no combate à mortalidade infantil. Só na última década, a taxa caiu praticamente pela metade (47%) no país. Uma grande conquista construída a cada dia, com campanhas de incentivo à amamentação e doação de leite materno.

12:33  |  


Gostou? Repasse...