Vacinação contra aftosa continua
Nesta sexta acaba a primeira semana da vacinação contra a febre aftosa, que continua até o dia 31. A expectativa da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia é que 9,8 milhões de cabeças sejam vacinadas pelos criadores, que devem imunizar bovinos e bubalinos de todas as idades e declarar.
O produtor deve adquirir as vacinas em uma revendedora autorizada, cadastrada na Adab. Há 21 anos livre da febre aftosa, a Bahia busca a manutenção do status de zona livre, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal pelo 17º ano consecutivo.
Com esse status, o objetivo agora é evoluir o estado e todo o país para zona livre de febre aftosa, sem vacinação, a partir de 2021. Os proprietários que não vacinarem o rebanho durante a campanha e não fizerem a declaração serão multados em R$ 53 por cabeça não vacinada e R$ 160 por propriedade não declarada.
A Adab lembra a necessidade da vacina contra a brucelose. O produtor deve declarar outros animais como equídeos, ovinos, caprinos, suínos, aves e peixes.