Vacinação da aftosa prorrogada

A campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, que seria encerrada nesta quinta-feira, foi prorrogada por mais 15 dias, até 15 de junho, bem como o prazo para a declaração de vacinação. A medida foi tomada em decorrência do desabastecimento de vacinas.

Elas não chegaram ao destino por causa da greve dos caminhoneiros. A falta do produto foi observada em várias regiões do Estado. Devem ser vacinados e declarados, nesta etapa, bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias.

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (ADAB) informa que os produtores devem declarar a vacinação pela internet ou nos escritórios da agência distribuídos pelo Estado. Até 21 de maio, chegaram ao Estado apenas 7,7 milhões de vacinas.

A quantidade necessária era de 11,6 milhões. O estoque é de pouco mais de 4 milhões de doses e a maioria está estocada nas distribuidoras, devido às restrições de logística para distribuí-las junto aos revendedores.

As vacinas devem ser adquiridas em revendedora autorizada ou loja de produtos agropecuários cadastradas na ADAB. Há 21 anos a Bahia está livre da Febre Aftosa e busca a manutenção do status de Zona Livre da doença pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

21:09  |  


Gostou? Repasse...