Varejo vendeu mais que em 2017
O varejo brasileiro apresentou alta de 2,1% em abril, na comparação com o mesmo período de 2017, descontando a inflação que incide sobre a cesta de setores do varejo ampliado, aponta o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
Ele foi divulgado nesta quarta-feira (16). Em termos nominais, número que reflete o que o varejista de fato observa na receita das suas vendas, o indicador registrou alta de 3,2% na comparação com o ano anterior.
O resultado do mês foi prejudicado pelo calendário. Em relação ao ano passado, o mês teve um sábado a menos (dia tipicamente forte no varejo) e uma segunda-feira a mais. Além disso, em 2018 a semana de Páscoa caiu em março (em 2017, em abril.
Também tivemos no dia 30 deste mês a ponte do feriado do dia do trabalhador. Ajustado aos impactos de calendário, o índice deflacionado apontaria alta de 2,6%, o que representa uma aceleração em relação ao observado em março (2,2%).
Já pelo ICVA nominal, com os ajustes de calendário, o indicador apresenta alta de 3,8% em comparação com o mesmo período de 2017, tendo uma estabilização em relação a março (3,7%).