Anorina será o "bode expiatório"
A demissão da professora Anorina Smith Lima da Prefeitura de Itabuna pode piorar um diálogo com o sindicato da categoria que já era ruim, com uma relação tensa com os antigos colegas do Sindicato do Magistério Municipal de Itabuna (Simpi).
No segundo semestre do ano passado, o prefeito Fernando Gomes retirou o adicional de quase um terço dos educadores. Centenas de profissionais da Educação fizeram barulho nas ruas e no Centro Administrativo Firmino Alves, inconformados com o que chamaram de traição, com faixas de repúdio à ex-secretária.
O que era ruim piorou ainda mais em março, quando os professores decidiram entrar em greve para cobrar o pagamento do terço de férias de 2017. Anorina disse que o movimento era um “exagero” e lançou suspeitas contra o Simpi, que no passado ajudou a criar.
A Prefeitura atribui a Anorina todos os problemas da secretaria, da pouca habilidade ao lidar com questões delicadas da Educação até a estrutura física das escolas que, em maio, levou Itabuna ao noticiário nacional devido à precariedade das unidades.