BA: 2 mil homicídios em 3 meses

A Bahia registrou 2 mil homicídios em apenas 3 meses, janeiro a março, segundo a Secretaria de Segurança Pública informou ao Mapa da Violência, divulgado nesta segunda-feira. Mas o número pode ser ainda maior.

A própria secretaria diz que "não detalha a quantidade de crimes mês a mês nem a tipologia mensal das ocorrências (quantos são homicídios dolosos, latrocínios ou lesões seguidas de morte)", o que é estranho em um órgão deste tipo.

Saber quantos crimes foram cometidos, de que tipo, onde e quando é exigência básica para uma secretaria de Segurança planejar suas ações, assim como as que têm relação com assistência social. Como planejam combater o crime sem dados?

O número de homicídios chamou a atenção da oposição. “Os dados apontam para uma situação lamentável que a oposição vem denunciando há muito tempo no estado”, diz o líder da bancada Luciano Ribeiro (DEM).

Para o deputado, ainda que esse número seja assustador, infelizmente ainda não é o real, já que a Secretaria de Segurança Pública não apresentou o quadro de todos os últimos meses, faltando entregar ao centro de pesquisas os dados de janeiro e fevereiro.

“O governo tem sido omisso em relação à violência e não age com transparência na gestão da segurança pública no estado. Não houve uma mudança concreta na política de segurança nos últimos anos e o medo da população aumenta a cada ano”.

O deputado cita os baixos salários dos policiais, a ausência de medidas de combate, a exemplo um efetivo mais presente nas ruas dos grandes centros e reforço nos territórios, ação que inibiria a migração de facções.

Além disso, Luciano cita as carências do estado em outras áreas e os baixos investimentos em educação e saúde.

0:00  |  


Gostou? Repasse...